Influenciadores digitais: Saiba como eles ajudar na publicidade do seu restaurante!

Instagrow Brasil #1 em Influenciadores Digitais, Sorteios no Instagram e Veiculação de Notícias.

Já compartilhamos em vários outros posts, dicas de como iniciar um relacionamento com influenciadores para trabalharem juntos e assim aumentar a visibilidade do seu negócio, de uma forma mais ampla. Agora, neste post, falaremos de um segmento mais específico, o da gastronomia, e como os restaurantes podem aproveitar o melhor que os influenciadores tem para oferecer.

Primeiramente, você precisa entender que os influenciadores possuem uma base muito grande de fãs, que são verdadeiros apaixonados pelas opiniões que seus ídolos compartilham, então trabalhar em conjunto com essas pessoas é essencial para o sucesso do seu negócio.

Confira mais abaixo como iniciar:

Defina uma estratégia

Antes de sair se relacionando com todos os influenciadores que ver pela frente, é importante estabelecer um objetivo. Você deve se perguntar o que pretende com uma campanha de publicidade que envolva influenciadores.

Atrair mais clientes para o restaurante? Divulgar um prato novo, alguma novidade? Trabalhar o branding, visibilidade da marca?

A partir do momento que você conseguir responder essas perguntas, é preciso traçar uma estratégia para alcançá-las, e com isso surgirá outras questões: Quem vou contratar? Porque? Quanto devo investir? Aonde eu encontro essas pessoas? Como entro em contato com elas? Como é a forma de pagamento, dinheiro ou permuta? Como meço os resultados de uma campanha?

Assim que você já definiu o objetivo da campanha e com quem você irá trabalhar, é só acompanhar os números e medir os resultados. Para ajudar em como encontrar o influenciador ideal, abaixo separei algumas dicas para você se atentar no momento de decisão.

Encontre o influenciador certo

Microinfluenciador ou Influenciador

Existem duas categorias de influenciadores, os micros, e os influenciadores, aqueles que impactam públicos de forma generalizada sem foco em um segmento ou nicho específico. Entenda as diferenças de cada um:

Os microinfluenciadores são pessoas com um número menor de seguidores, em torno de 10 mil, porém com alto poder de persuasão, é ideal para segmentos específicos, como o nosso caso gastronomia. São pessoas que tendem compartilhar no dia a dia, seja em redes sociais ou blogs, informações sobre uma paixão específica, hobby, ou algo do tipo e que acaba tornando-se especialista naquele tema. São indivíduos comuns, com bastante envolvimento em segmentos específicos e, na maioria das vezes, têm propriedade de causa, aumentando seu poder de argumentação.

Já o Influenciador é um indivíduo que exerce impacto acima da média em um ou vários segmentos, em alguns casos, essas pessoas não possuem impacto em um nicho específico, mas de forma generalizada, atendendo com seu conteúdo boa parte da população. Eles são capazes de formar um público fiel e engajado, exercendo influência sobre suas opiniões e atitudes. Em última análise, influencia muito na tomada de decisão de compra das pessoas que o seguem.

Engajamento

Engajamento é o número total de interações dos fãs com o influenciador. As interações, são: comentários no blog e nas redes sociais, curtidas, compartilhamentos, dentre outras. Esse número, cruzado com o número de seguidores conseguimos ter uma média do quão engajado o influenciador é com o seu público, e qual o seu real impacto diante dos seus fãs.

Analisando essa métrica, é possível descartar casos de Fake Influencers, pessoas que compram curtidas e se passam por influenciadores. É comum hoje em dia, você pode ler mais sobre isso neste e-book.

5 grandes Influenciadores da gastronomia no Brasil

Tastemade Brasil

Tastemade Brasil

Um dos maiores canais de receitas rápidas em vídeos curtos do Brasil. Sua página no Facebook contabiliza mais de 16.5 milhões de fãs, e seu YouTube contabiliza mais de 45 milhões de visualizações totais, com mais de 700 mil inscritos. No Instagram eles contam com 2.4 milhões de seguidores.

Tasty Demais

Tasty Demais

É comum você estar olhando seu feed do Facebook quando de repente surge uma receita em vídeo rápido no meio. São produções da Tasty, ou Tasty Demais aqui no Brasil. Linha editorial gastronômica do maior site de conteúdo viral do mundo, o Buzzfeed. No Facebook contabiliza mais de 18 milhões de fãs. No YouTube seus números são, mais de 9 milhões de visualizações e 227 mil inscritos. No Instagram, 2 milhões e 200 mil seguidores. São gigantes!

Panelaterapia

Canal Panelaterapia

Panelaterapia, é outro grande influenciador do segmento da gastronomia. Criado em 2009 pela ex-psicóloga Tatiana Romano, que trocou a profissão pelas panelas, conta hoje com perfil nas redes sociais, aplicativo e canal no YouTube.

No Facebook hoje, são mais de 2 milhões e 470 mil fãs. No YouTube são mais de 45 milhões e 456 mil visualizações com 844 mil e 556 inscritos. No Instagram o Panelaterapia possui mais de 835 mil seguidores. Seu foco são receitas simples com ingredientes acessíveis e bons resultados.

Receitas de Minuto

Receita de Minuto

O Receitas de Minuto, é um blog totalmente colaborativo onde reuni receitas práticas que qualquer pessoa sem experiência possa fazer. Criado pela Gisele Souza, que é designer, descobriu a cozinha após sair da casa dos pais. Além de receitas, a plataforma também é um guia prático com dicas de limpeza, organização, compras e muito mais.

O Facebook conta hoje com mais de 3 milhões 132 mil fãs. No YouTube, são quase 47 milhões de views com mais de 640 mil inscritos. No Instagram o canal possui mais de 144 mil inscritos.

Receitas e Temperos

Receitas e Temperos

O Receitas e Temperos, também é um dos maiores blogs de gastronomia do país. No blog você encontra conteúdos publicados diariamente, e no canal do YouTube que conta com quase 21 milhões de views, e quase 431 mil inscritos, são apresentadas receitas toda semana. No Facebook são diversas publicações e já ultrapassa 6.2 milhões de seguidores. No Instagram são quase 380 mil seguidores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: