Campanha com influencers: devo fazer internamente ou contratar uma agência?

Instagrow Brasil #1 em Influenciadores Digitais, Sorteios no Instagram e Veiculação de Notícias.

Quando falamos de marketing de influência, é muito comum haver confusão nas tratativas entre marcas e influenciadores digitais. Isso pode deixar ambas as partes descontentes, criando uma experiência negativa e improdutiva. No entanto, há uma maneira fácil de evitar que isso aconteça.

Entre nas agências de influência

As agências de marketing de influência apoiam todas as partes envolvidas em uma campanha ou colaboração de influenciadores. Elas ajudam tanto o influenciador quanto a marca a atingir seus respectivos objetivos, durante toda a duração de uma campanha.

Contudo, existem algumas coisas cruciais que as agências querem que as marcas saibam quando se trata de trabalhar com influenciadores e criadores de conteúdo. Jade Adams, da ITP Live, comentou em uma palestra na “Industry Sessions” sobre o futuro da desses criadores talentosos e os valores de negócios com influenciadores”. Adams citou três conselhos-chave para marcas que desejam trabalhar com influenciadores.

Certifique-se de que você está escolhendo o melhor influenciador

A gestora comercial da ITP Live entende que é crucial que as marcas trabalhem com o influenciador certo. Já escrevemos sobre isso em outros posts. Se determinada empresa tem um target específico, torna-se ainda mais importante conhecer o influencer que deseja se relacionar ou realizar alguma campanha em específico.

O que isto significa?

Antes de se comprometer com um influenciador, que não deixa de ser um profissional como outro qualquer, uma marca precisa fazer sua pesquisa. Seu foco principal deve ser trabalhar com criadores de conteúdo que têm sintonia natural com sua marca. Ou seja, a produção feita por um influenciador — seja ela uma foto, texto ou vídeo — deve se alinhar com os valores, a indústria e princípios das marcas.

“Todo influenciador obviamente tem um nicho. Eles têm uma indústria e têm uma maneira de criar um tipo específico de conteúdo. Se possuem um blog de culinária, eles obviamente precisam criar conteúdo relacionado a comida, por exemplo . Então é natural irem em restaurante diferentes falando sobre os alimentos ”

Portanto faria sentido que um blogueiro de culinária trabalhasse com uma marca de restaurante,  em vez de uma marca de beleza de luxo — embora seja importante notar que alguns influenciadores caem em mais de um nicho de mercado.

Marketing de influência: não avalie apenas número de seguidores

Também já foi um tema discutido pelo blog do influency-me. Números de seguidores não garantem melhores resultados para sua campanha. O foco precisa e deve ser naquele influenciadores que tenha engajamento com seu público, ou seja, que consiga criar conexão com os fãs quando posta ou levanta qualquer assunto relacionado ao tema que é de domínio dele.

Se você não tem certeza de quais influenciadores deve trabalhar, procure aconselhamento de um especialista na área, contrate ferramentas que auxiliam a analisar quais creators são mais engajados nas redes ou ainda, contrate uma agência de marketing de influência que faça esse serviço para você, garantindo bons resultados ao final de uma campanha.

Seja franco sobre suas expectativas desde o início

As agências de marketing influência também ajudam as marcas e os influenciadores a facilitar a discussão sobre aquilo que ambas as partes esperam obter da colaboração.

Uma comunicação clara desde o primeiro encontro — entre todas as partes — é muito importante.Basicamente, ter uma discussão sincera, criar storyboards, formulários de briefing, identificar objetivos e KPIs, aumentam a chance de sua campanha ser bem sucedida. Isso quer dizer que as marcas devem entender ter clareza em seus objetivos nas discussões com influenciadores e agências, além de tratar o influenciador como um profissional sério e que trabalha duro para entregar um resultado positivo.

Isso evita confusão ao longo da campanha e permite que um influenciador e sua agência compartilhem ideias sobre como uma campanha pode ser mais efetivamente recebida pelos seguidores do influenciador.

Como é determinado o custo de trabalhar com um influenciador?

A primeira pergunta que muitas marcas fazem ao contratar uma agência de marketing influência é “quanto vai custar?”.

Na verdade, quando se trata de trabalhar com influenciadores digitais, não existem taxas definidas. As agências, porém, precisam ser francas logo de início quanto a isso.

Isso vai depender primeiramente dos objetivos estabelecidos pelas marcas. Por exemplo: uma empresa pode decidir apenas por fazer uma parceria a curto prazo e pagar uma campanha pontual, ou se criar um relacionamento para aumentar o vínculo e realizar ações duradouras. Portanto, os custos e as taxas podem variar muito entre as marcas.

O ponto positivo de contratar o serviço de uma agência é que elas dão diretrizes na campanha e determinam como será todo o processo de criação, evitando desentendimentos, confusões e, ao mesmo tempo, deixando claro quais serão os trabalhos e qual o custo disso tudo.

As agências, por exemplo, podem formular briefings para os clientes, estipulando exatamente aquilo que a empresa terá como campanha, estimativa de resultados, tempo de duração das campanhas e reutilização de imagem.

Para os influenciadores, da mesma maneira. As agências devem deixar claro quais são os direitos dos criadores de conteúdo, quantos dias a campanha ficará no perfil, o tempo necessário para produzir um vídeo, por exemplo entre outros assuntos.

As marcas precisam ter tudo isso em mente quando discutem taxas com agências de influência.

O que você ganha contratando uma agência de marketing influência?

Listamos para você alguns benefícios obtidos ao contratar um serviço de agência:

Auxílio de profissionais especializados

Ao contratar uma agência de marketing de influência, você estabelece parceria com profissionais qualificados e que são autoridades no assunto. Desse modo, os especialistas da área poderão tomar atitudes mais assertivas para o negócios gerar resultados. Isso inclui análise dos influenciadores, estratégia de campanha, marketing digital, análise de dados, designers etc.

Resultados

A agência assume a responsabilidade de se preocupar em elaborar as estratégias para que a campanha alcance os objetivos estipulados anteriormente. A marca vai precisar se preocupar apenas com os resultados do seu investimento, isso quer dizer a quantidade de novos clientes

Otimiza seu tempo

Você não precisará gastar seu tempo com serviços que fogem da sua rotina. Ao contratar uma agência, seu tempo e esforço estarão direcionados para sua tarefa do dia a dia. Assim, será possível focar apenas na melhoria dos serviços sua empresa oferece.

Conclusão

Para alavancar seus resultados, antes de tudo é preciso entender a importância que as agências de marketing de influência têm para a sua marca.

Se internamente sua empresa tem budget para e não quer se preocupar em planejar toda sua campanha de influencer marketing, contratar uma agência é uma alternativa que traz bons resultados. Caso contrário, existem ferramentas que auxiliam a encontrar os influenciadores certos para o seu negócios e, ao mesmo tempo, organizar suas estratégias de marketing de influência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: