As principais métricas para influenciadores digitais no Instagram

Instagrow Brasil #1 em Marketing, Influenciadores Digitais, Tecnologias Disruptivas e Sorteios no Instagram

A rede social adquirida por Mark Zuckemberg em 2012 é uma das maiores em termos de popularidade e a cada ano traz novos recursos tanto para o conteúdo dos usuários quanto para os anunciantes.

Após o crescimento dos Youtubers, também começamos a presenciar o surgimento dos Instagrammers, ou seja, influenciadores que construíram sua influência no Instagram, principalmente das áreas bastante visuais, como fitness ou moda.
Nesse post, iremos pontuar algumas métricas que são importantes para entender a performance de um influenciador no Instagram e quais insights podemos tirar.

Seguidores

Crescimento_Seguidores

É a métrica mais visada pelos anunciantes e influenciadores, pois é o que simboliza a popularidade do perfil. Muitos clientes e agências contratam influenciadores baseados especificamente nessa métrica, o que eu considero precipitado, já que seguidores podem ser comprados facilmente na internet. Uma forma de verificar se a base de seguidores do perfil é comprada é analisar as interações recebidas, mas já falaremos disso logo mais.

Nesse gráfico de seguidores, conseguimos saber quando um perfil comprou ou ganhou seguidores de forma muito repentina. Deve-se analisar quando há picos de seguidores para entender se foi realmente orgânico (alguma exposição acima da média) ou realmente foi comprado. Um gráfico que nos ajuda a entender se a proporção de seguidores aumentou repentinamente é o de Taxa de Mudança de Seguidores.

Taxa Crescimento Seguidores

Interações

Na minha opinião, é a métrica mais importante para analisarmos um influenciador, tanto pré quanto pós campanha. As interações podem ser analisadas tanto de forma bruta quanto ponderada, ou seja, em forma de taxa.

A forma bruta é importante para entender separadamente cada interação. Por exemplo, ver quantas curtidas (likes) e comentários cada post recebeu e buscar entender os resultados: por que aquele post recebeu mais comentários do que a média? Por que aquele post recebeu nenhum comentário? E assim vai.

A taxa de interações é a ponderação entre o volume de interações com o número de seguidores. Essa proporção é importante para saber se a base de seguidores do influenciador está ativa ou pelo menos prestando atenção no conteúdo. Se a taxa de interações for menor que 0,1%, é bem provável que a base de seguidores está inativa, podendo ser falsa ou comprada. Para acompanhar as taxas de interação dos posts, use a Tabela de Posts na quintly.

TabelaPosts

Para ver a evolução em decorrer do tempo e até para comparar campanhas e postagens, utilize o gráfico de evolução por Taxa de Interações média.

TaxaInteracoes

Além de olhar as interações, é importante também olhar o teor dos comentários recebidos, para entender se os usuários estão elogiando ou conversando sobre sua marca no canal do patrocinador. Não adianta receber muitos comentários se todos forem negativos.

E por último, para comparar os desempenhos do conteúdo patrocinado, é importante tomar, como parâmetro, outros conteúdos do influenciador. Por exemplo, se a taxa de interações dos últimos doze posts do influenciador foi de 1,5% e o conteúdo patrocinado que sua marca fez com ele gerou 2,1%, quer dizer que o patrocínio funcionou bem. Contudo, vale sempre lembrar que há casos que a taxa de interações não é tão importante, em que outras ações dos usuários são prioridades, como compra, conversão ou até assistir um vídeo. E sempre buscar comparar os desempenhos com outras referências do próprio influenciador.

Toda ação com influenciadores, independente da plataforma, deve ser mensurada e focada em resultados de negócio, ou seja, o que move a receita ou contribui para outros objetivos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: