A importância do “stories” para marcas e empresas

Instagrow Brasil #1 em Influenciadores Digitais, Sorteios no Instagram e Veiculação de Notícias.

Lançados em agosto de 2016, o Stories — do Instagram — rapidamente caiu nas graças dos usurários. Para se ter uma ideia, em novembro de 2017, pouco mais de um ano, o recurso atingiu a marca de 300 milhões de pessoas diárias.

As histórias — que ficam disponíveis por 24h — permitem uma conexão mais pessoal com o público e incentiva os usuários a permanecer na plataforma por mais tempo, além de visitá-la com mais frequência. De acordo com um estudo do  InfoCenter, pessoas com menos de 25 anos gastam mais de 32 minutos por dia na plataforma, enquanto aqueles com idade mais elevada gastam mais de 24 minutos por dia no Instagram compartilhando, curtindo fotos, e visualizando stories. Por isso, no que se diz respeito às marcas, trata-se de uma excelente oportunidade para alcançar um número maior de pessoas.

Uma marca tem de 10 a 15 segundos para exibir seu produto ou serviço para a audiência, com o objetivo de aumentar conversões ou praticar o brand awareness. Existem diversas maneiras de fazer isso e é o que veremos a seguir.

Recursos para aproveitar de maneira eficaz os stories

As histórias são ótimas para conteúdo “real” no momento, que não precisam ser restritas à aparência do feed, tornando-as uma maneira autêntica de se comunicar com o público. O recurso de deslizar para cima oferece uma oportunidade valiosa de vincular imediatamente a uma página de destino específica da marca, em vez de exigir que o usuário siga um “link” nas postagens de feeds da biografia.

No ano passado, o Instagram lançou um recurso aos usuários que permite adicionar pesquisas interativas às suas histórias. Trata-se de uma maneira divertida de interagir com o público, ouvindo suas opiniões sobre diversos temas. Também serve como oportunidade para conquistar novos clientes ou atrair visitantes para o seu site, por exemplo.

Airbnb, por exemplo, aproveitou o stories e utilizou o recurso de pesquisa para engajar os usuários. Além de ser uma prática simples, é profissional e bem estruturado.

A Airbnb foi além. Para facilitar, a empresa aproveitou o conteúdo gerado por seguidores e fez uma postagem em cima. Dessa maneira, matou dois coelhos com uma só cajadada.

Utilize link nas histórias

As mídias sociais permitem uma conexão cada vez mais íntima com as pessoas. No entanto, se sua marca não consegue chamar a atenção da audiência, está perdendo uma chance enorme. A maneira mais fácil de fazer isso é através de links diretos. Uma das vantagens do Instagram é a facilidade de conseguir marcar pessoas e vincular seu negócio na história. A função “deslizar para cima” é uma das mais utilizadas. Caso queria ver um tutorial de como aplicar, o TechTudo ensina em poucos passos.


Tudo o que seus seguidores precisam fazer é deslizar suas histórias e ser redirecionado para seu URL preferido. Os profissionais de marketing podem vincular-se a formulários de geração de leads a partir de seus respectivos softwares de marketing por e-mail e boom, sua lista de e-mail está saindo do limite.

Atualmente, esse recurso está disponível apenas para perfis de negócios com mais de 10.000 seguidores. Você pode usar a alternativa de escrever um URL curto, ou apenas direcioná-los para o link em sua biografia.

Reforço de CTA

O CTA geralmente é formatado na parte inferior da tela, mas é relativamente pequeno e fácil de perder. Certifique-se de que os espectadores saibam que ação tomar usando a sobreposição de texto para repetir o CTA em letras grandes e em negrito. Vejam o exemplo abaixo.

Se sua empresa ainda não tem os 10.000 seguidores e não tem o recurso de deslizar para cima, é recomendável colocar o link na bio, embora seja menos efetivo. Portanto, use a história para enfatizar isso. Sua escolha de palavras, a cor do texto e o tamanho das letras podem ter um grande impacto para os usuários decidirem realmente visitam seu site, se inscreverem em eventos ou converterem em algum material.

Os profissionais de marketing de produtos devem usar verbos ativos, como “Compre agora”, enquanto os geradores de leads podem usar “Inscreva-se agora”, etc.

Use anúncios do Instagram uma história

Em 2017, o Instagram lançou seu recurso de anúncios de histórias para grandes marcas como Nike, Netflix e Airbnb. Pouco tempo depois, abriu o mesmo recurso para empresas de todos os tamanhos. Ao criar seus anúncios, é importante capturar os olhos do público rapidamente. Os anúncios gráficos duram apenas 10 segundos, enquanto os anúncios em vídeo duram 15 segundos.

Fazer histórias com influenciadores funciona?

Ao realizar campanhas com influenciadores digitais, as marcas devem dar liberdade de criação ao influenciadores e abandonar um certo grau de controle. A comunicação com o público deles precisa acontecer de uma maneira que pareça natural para eles. Nas stories, isso fica ainda mais verdadeiro, uma vez que as fotos ou vídeos são improvisadas e não editadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: